sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Notas do marketing vascaíno.

Por Pedro Maranhão - O Repórter da Colina (twitter: @reportercolina).

O Departamento de Marketing do Vasco continua trabalhando para oferecer novidades ao torcedor e gerar receita ao clube. Em relação a isso, diversas notas foram divulgadas nos últimos dias. Segue abaixo um pequeno resumo sobre cada uma delas:
_______________________________________________________________________________

Vasco TV

(Vasco TV / Crédito: Blog do Repórter da Colina)
O Gigante da Colina irá lançar em janeiro de 2011 o programa ''Vasco TV'', que será exibido semanalmente, com duração de 30 minutos, por volta das 18h. A emissora ainda não foi confirmada oficialmente, mas deverá ser a TV Esporte Interativo, que ocupa o canal UHF 36, com conteúdo exclusivamente esportivo. 

Os objetivos são: Divulgar informações do clube, mostrar bastidores, fazer entrevistas e ativar patrocínios.
_______________________________________________________________________________

Camisa 3 - 2010

(Camisa 3 do Vasco em 2010 / Crédito: Vasco Boutique)
O Vasco conseguiu alcançar a marca de 100 mil unidades vendidas da terceira camisa em 2010, o que gerou renda bruta de cerca de R$ 1 milhão, valores em royalties.

Para repetir ou, quem sabe, aumentar o sucesso em 2011, foi criada uma votação junto aos sócios do clube para a escolha da nova estampa do terceiro uniforme.

Com a camisa ''templária'' em 2010, o Vasco disputou oito partidas: Perdeu três, empatou três e venceu apenas duas. Aproveitamento de 37,5%. Éder Luís e Thiago Martinelli são os artilheiros, com 2 gols.
_______________________________________________________________________________

Camisa 3 - 2011

(Opções de símbolo para a nova camisa 3 do Vasco / Crédito: Vasco.com.br)

Visando ampliar o sucesso do terceiro uniforme de 2010, o Vasco abre nova votação para os sócios-torcedores do clube escolherem o novo símbolo que estampará a camisa de 2011. Dessa vez, a homenagem é à história do Gigante da Colina na luta contra o preconceito.

O vice-presidente de marketing do Vasco, Fábio Fernandes, explicou a escolha do tema:

''O Vasco foi perseguido por sua vocação humana, social e democrática, numa época em que as elites, os brancos e os ricos dominavam o esporte e controlavam a política em torno dele. Mas, apesar de provocado e ameaçado, não teve dúvidas em ficar ao lado dos discriminados. Essa é uma justa homenagem e uma oportuna lembrança de que não podemos fraquejar nas nossas convicções, nem sucumbir a qualquer tipo de preconceito. E, graças a essa união, Pelé, Didi, Barbosa, Garrincha e tantos e tantos outros negros e mulatos puderam existir para o futebol mundial.'' - declarou ao Vasco.com.br.

O resultado oficial será divulgado apenas em março do ano que vem.

Você, sócio, pode votar aqui: www.ovascoemeu.com.br
_______________________________________________________________________________

Imagem dos ídolos

(Dedé e Felipe, em caricaturas / Crédito: Vasco.com.br)
A exemplo do que foi feito com o meia Carlos Alberto e com o goleiro Fernando Prass, o Maestro Felipe também deve ganhar uma miniatura em sua homenagem no primeiro semestre de 2011. A imagem do jogador será mais explorada no próximo ano, visando toda a sua história dentro do clube.

Outro que deve ter sua idolatria aproveitada para ações de marketing no Vasco é o zagueiro Dedé, que, em 2010, foi o grande destaque na Colina, sendo eleito o melhor zagueiro do Campeonato Brasileiro.
_______________________________________________________________________________

Camisa ''Virada do Século''

(Camisa ''Virada do Século'' / Crédito: Divulgação)
O Vasco lançou na última quarta-feira (15/12) uma camisa comemorativa aos 10 anos da chamada ''Virada do Século'', onde o Gigante venceu, em pleno Palestra Itália, o Palmeiras por 4 a 3, após estar perdendo no primeiro tempo por 3 a 0, e conquistou a Copa Mercosul. O título faz aniversário no próximo dia 20.

O uniforme, que mostra detalhes quarto gol vascaíno, marcado por Romário, custará R$ 59,90 e será vendido via internet, através do site oficial do clube, e na loja do Vasco.
_______________________________________________________________________________

Loja da Penalty

(Vasco + Penalty / Crédito: Blog Repórter da Colina)

Devido à falta de um alvará da Prefeitura do Rio de Janeiro, a Loja da Penalty ainda não pôde ser construida em São Januário. Porém, a liberação deve sair agora em janeiro, e o estabelecimento começará a ser erguido com previsão de entrega para junho de 2011.

O VP de Patrimônio do clube, Frederico Lopes, comentou a situação:

''Isso estava presente no nosso contrato com a Penalty há muito tempo, mas tínhamos esse problema. Quando pronta, será uma loja de primeiro mundo.'' - declarou ao Jornal Lance!.

A estrutura terá dois andares, com entradas por fora e por dentro do estádio. Atualmente, o Gigante da Colina conta com a Vasco Boutique, que deixará de existir.
_______________________________________________________________________________

Melhorias em São Januário

A Brahma proporcionará ao Vasco melhorias no estádio de São Januário. E a primeira delas será escolhida pelo torcedor: Vestiário dos atletas ou sala de imprensa.

(Vestiários ou sala de imprensa / Crédito: Reprodução - Site oficial da Brahma)

 O gerente de marketing da Ambev, Rafael Pulcinelli, comentou a proposta da empresa:

“A proposta da Brahma ao se tornar parceira de um clube como o Vasco da Gama é promover benefícios reais para o time e para os torcedores. Em menos de seis meses, conseguimos ativar nossos primeiros projetos: as latas, o Dia do Torcedor e agora chegou a vez de deixar um legado positivo para o clube com a revitalização de um espaço importante em São Januário. Queremos que o torcedor perceba que nesta relação com o clube ele também tem participação” - explicou ao Vasco.com.br.

Sala de imprensa ou vestiário?

Faça a sua escolha e vote aqui: http://www.brahma.com.br/futebol/vasco
_______________________________________________________________________________

Dia do Torcedor

No último sábado (11/12), diversos torcedores vascaínos puderam jogar uma ''pelada'' no gramado de São Januário, foi o ''Dia do Torcedor''. Em união com a Brahma, o Vasco proporcionou esse sonho aos apaixonados pelo clube. Foram 8 partidas, com duração de 30 minutos cada. Equipes formadas apenas por pessoas que normalmente estão vibrando nas arquibancadas, todos jogando com uniformes oficiais do Gigante da Colina.

Veja abaixo o vídeo do evento em São Januário:


Para conferir a cobertura do eventos em fotos, clique: Imagens Dia do Torcedor.
_______________________________________________________________________________

Deixe abaixo sua opinião em comentário sobre as novidades do marketing no Vasco!

6 comentários:

  1. Eu gostaria de ver nesta sua lista um 'Patrocinio Master', sem precisar de certidões negativas, um patrocínio novo para a manga, para o short, para o número da camisa, clavícula e embaixo do braço (assim como o Corinthians).

    Só assim consiguiremos pagar nossas dívidas.

    ResponderExcluir
  2. Os bonecos do Fernando Prass e do CA não chegam aos pés do boneco lançado esta semana pelo Palmeiras do Kléber Gladiador. Vamos investir em qualidade primeiro. Não podemos colocar no mercado produtos que se assemelham aos vendidos por camelôs. Essa idéia da terceira camisa mutante corre o risco de ser um fiasco. Muito difícil bater a cruz templária. Utilizem-na como camisa comemorativa em alguns jogos, como nos clássicos cariocas.

    ResponderExcluir
  3. só para constar... o boneco do CA e do Prass foi feito pela mesma fabricante que o do Kleber e a qualidade deles é identica... a unica coisa que muda, de fato, é o jogador homenageado. Além disso o boneco do CA tem muito mais detalhes que o do Kleber...Acho que o devemos fazer de verdade mesmo, é passar a valorizar o nosso e parar de olhar sempre a grama do vizinho.

    ResponderExcluir
  4. ola, prieiramente quero dizer que o Departamento de Markenting do Vasco é fraco demias...
    existem varias maneiras de falar da nossa historia...valorizem nosso escudo lindo...
    nosso estádio!!!!, nossos jogadores, e nossa torcida!!
    em relação a camisas, o terceiro uniforme foi muito em bolado..mas a comemorativa da mercosul, é simples, sem emoção, sem brilho, sem mostrar o q foi na real o que aconteceu naquele dia!!!
    investem pesado na hitoria do Vasco!!!
    sou Fernando, sou sócio, sou Vasco!!!

    ResponderExcluir
  5. Primeiramente, parabéns pela matéria que ficou realmente muito boa. Já em relação ao marketing do Vasco da Gama não me agrada nem um pouco, é claro que melhorou bastante nos últimos anos, mas ainda é pouco pela grandeza do Vasco, pelo aquilo que o clube pode fazer. Não sou a favor do patrocinio da Eletrobras, pois além de ficar dependendo das certidões negativas, o valor de 14 milhões por ano é pouco. Acho que a diretoria poderia procurar um com valor aproximadamente de 20 milhões. Flamengo e Corinthians não são maiores que o Vasco e tem um excelente valor de patrocinio. Precisamos pensar mais alto, ter maiores metas, investir pesado e conseguir fortes parceiros para o Vasco ter um caixa forte e voltar a ganhar grandes títulos. São Januario está jogado, não temos um CT e todos os salários estão sempre atrasados. A diretoria precisa pensar mais alto para chegar mais longe.

    ResponderExcluir
  6. oi quero que o bernado e o helton seje titular com diego.joguem mais determinado nas jogas.

    ResponderExcluir