domingo, 13 de fevereiro de 2011

''Guardem esse nome: Diego Luiz'' - Entrevista.

(Diego Luiz - Willen / Crédito: Foto Arena)

Por Pedro Maranhão - O Repórter da Colina (twitter: @reportercolina).

O Blog do Repórter da Colina (www.reportercolina.com) tem a honra de trazer mais uma entrevista aos seus leitores, agora com um jovem talento que atuou pelo Vasco na Copa SP de Juniores, mas que infelizmente deve deixar São Januário: o atacante Diego Luiz. 

Foram abordados diversos temas, entre eles: carreira profissional, período na Colina, amizades importantes, grandes ídolos etc.

Confira abaixo o bate-papo completo:

Primeiro, apresente-se aos leitores. Fale um pouco sobre o Diego Luiz.

O que eu posso falar sobre o Diego: um cara humilde, tranquilo, corre atrás do que quer e sonha, sempre busca o melhor para a sua familia. Primeiro minha mãe e depois eu. Se ela não está bem, eu também não estou bem.

Como atua o Diego em campo? Quais são as suas características?

O Diego gosta de atuar pelas laterais do campo, como um ponta. Tive grande sucesso atuando assim no Campeonato Paulista, fui um dos artilheiros 1ª fase: 14 gols em 15 jogos, uma excelente meta e um excelente campeonato. Características são: velocidade, movimentação, agilidade, arremate de longa distância. Marcas registradas do Diego em jogos oficiais.

(Diego Luiz [11] comemorando com os companheiros de Vasco / Crédito: Roberto Vazquez - Futura Press)

Você enfrentou obstáculos no início da sua carreira? Alguém te ajudou a superá-los?

No começo, tudo foi difícil. Meu pai tinha acabado de falecer, e eu estava perdido, não sabia o que faria: se jogava a toalha ou se batalhava para ser alguém na vida. Foi então que decidi ser alguém na vida e correr atrás de um sonho meu e dele (pai): virar um jogador de alto nível. Enfrentei muitos obstáculos, mas 'ele' estava sempre ao meu lado para me dar força. Você deve estar perguntando quem. É ele mesmo: Jesus Cristo, que nunca me abandonou e sempre me deu forças para continuar batalhando e buscando o melhor para mim e minha família. Dois treinadores me ajudaram muito: Moreira, ex-goleiro do Fluminense, e Ricardo Narusevicius (PAEC-SP). Meu tio me carregou também, nas horas mais difíceis esteve ao meu lado, junto com minha mãe  e meu irmão. Assim tudo fica mais fácil. Com a família ajudando, a felicidade te acompanhando e tudo dando certo ... não é mais com eles (família), e sim com você. Eu dependia só de mim mesmo.

Você acaba de deixar o Vasco. Onde vai seguir sua carreira? Está animado?

Então, apesar de eu ter meu contrato ainda assinado no Vasco 'O Gigante da Colina ', o meu passe é do Pão de Açúcar Esporte Clube (PAEC-SP), eu prentendo rescindir e voltar para lá. Estou muito animando e feliz. Perto de casa, posso ajudar a minha mãe. Tudo volta ao normal. Meus companheiros estão felizes pela minha volta, é como se eu fosse uma contratação de peso (risos). Lá sou chamado de 'Oreia', são muitas amizades.

Quanto tempo ficou em São Januário? Como avalia seu período na Colina?

Foram de 5 a 6 meses. No começo foi complicado, mas logo fiz amigos e tudo ficou tranquilo. Foi um período de altos e baixos. Fiz uma boa estreia, com gols. Logo depois foram momentos difíceis de oscilação. A pressão era grande, não passamos nem da primeira fase do Torneio OPG. Eu me abalei psicologicamente, e isso me atrapalhou muito dentro de campo. Não consegui render, fiquei treinando muito tempo, só me restava a Copa Sao Paulo. 

Como foi disputar a Copa SP pelo Vasco?

Disputar a Copa SP pelo 'Gigante da Colina' foi umas das melhores coisas que aconteceram na minha vida, foi fabuloso, fiquei muito feliz. Estava preparado, porém com um pé atrás antes da estreia. Logo que fiz o primeiro gol do Vascão, tudo ficou mais tranquilo, já estava aliviado (risos). O ambiente era bom, ganhamos a segunda e estavamos matematicamente classificados. Foi uma grande Taça: fiz gol e dei passes. Mas ao mesmo tempo, me auto critico, pois sei que poderia ter feito mais, e a diretoria do Vasco esperava isso de mim. 

Você acha que amadureceu nesse meio tempo? Ganhou experiência?

Amadureci muito, meus companheiros me ensinaram muitas coisas. Estou mais experiente, isso só me ajuda. Sou novo e tenho tudo pra dar certo, só depende de mim e do meu esforço. Agradeço a todos que me ajudaram e fico lisonjeado por atuar em um grupo tão forte e concorrido. Foi o grupo mais cadenciado e mais experiente em que já atuei. Era difícil para o treinador montar o time, pois todos estavam em alto nível.

Como foi ser treinado pelo 'professor Galdino'?

Ser treinado pelo Galdino, pelo Marcio e pelo Niltinho ... foi maravilhoso! São magníficos. O Galdino é uma pessoa que nos entende e joga aberto com os jogadores. Ele dá liberdade a todos, menos para o roupeiro Waldir (risos). É alguém que entende muito dentro de campo, passa sua experiência para todos nós. Foi um treinador com quem aprendi muito e fico agradecido por toda a ajuda. 

(Diego Luiz em destaque na imprensa / Crédito: Blog Repórter da Colina)

Quem foram seus melhores amigos dentro do Vasco?

Dentro do Vasco, meu nome ainda era pouco falado e desconhecido, mas tive grandes amigos. O Luan Garcia, capitão do juvenil, foi um dos meu melhores amigos ... Cicero, Pereira , Dieyson, Romario de Souza, Roiter, Athan, Jean e Patrick também foram pessoas que me ajudaram muito no tempo em que fiquei no 'Gigante da Colina'. 

Há algum jogador do elenco profissional cruzmaltino que você admire? Quem e porque?

Sim ... o Éder Luis é uma pessoa maravilhosa. Humilde, bom jogador e simples. Gosto muito do futebol dele. 

Qual é o seu grande ídolo no futebol?

O Ronaldo Fenômeno. Na minha opinião, é o melhor atacante de todos os tempos. Não é à toa que é o maior artilheiro de todas as Copas. O admiro porque, toda vez que caiu, se levantou. Após grandes cirurgias, sempre renasceu das cinzas. Busco inspiração nele. Ele foi e é o cara!

Pretende um dia retornar ao Gigante da Colina?

Pretendo, mas não agora. Acho que o Vasco me ajudou muito e espero retribuir daqui a alguns anos. Mas isso só o tempo dirá. Quem sabe um dia eu retorno? Só Deus sabe!

Qual é o seu maior sonho profissional?

Atuar em um grande time, ser um atleta de ponta, jogar em um grande clube da Europa ... mas não por muito tempo, quero encerrar minha carreira no Brasil. 

Para finalizar, deixe seu recado para as pessoas que sempre te apoiaram em sua carreira e para o torcedor do Vasco.

Para quem sempre esteve ao meu lado, obrigado por tudo. E àqueles que não acharam que eu chegaria, aí estou eu hoje. Agradeço a todos do Vasco: à diretoria, à comissão técnica e aos torcedores pelo apoio. Espero um dia regressar e dar muitas felicidades a vocês. Foi uma passagem rápida, mas foi uma passagem boa. Valeu, galera. Obrigado por tudo! E vocês ainda vão ouvir falar em mim. Guardem esse nome: Diego Luiz!

Siga o perfil de Diego Luiz no Twitter: @D11Vasco.

(Clique na imagem para ampliá-la / Crédito: Blog Repórter da Colina)

Veja abaixo gols da carreira de Diego Luiz: (via Youtube Repórter da Colina).


O que achou da entrevista? Deixe sua opinião nos comentários!

Atualização (23/03/2011): Diego Luiz está de volta ao Vasco (veja).
_____________________________________________________________________

Entrevista publicada nos sites SuperVasco, NetVasco e Blog de Base.

3 comentários:

  1. Dieguito, boa sorte nessa nova etapa da sua vida, que você cresça cada vez mais, não só como jogador, mas como pessoa, que continue sendo esse menino humilde e maravilhoso que é ! Torço muito por você, e sei que ainda dará muito orgulho a nossa torcida .. Confio na sua capacidade, no seu talento e no seu futebol ! Bjjjs

    ResponderExcluir
  2. O Único valor real voce, Diego, tem: DEUS. Ele sendo o seu rochedo, o seu lugar forte e o seu libertador, voce e sua familia estará seguro. Percebi que vcoe O tem.
    Voce deveria ficar no Vasco. Volte logo amigo.

    PEDRO ESDRAS - BARREIRAS BA

    ResponderExcluir
  3. Ótima entrevista que você fez com o Diego meu caro Pedro Maranhão. Caso o jogador volte ao Vasco, ele tem um futuro bastante promissor, já que ele se destacou. Fora isso, ele é bastante simpático e pé no chão. Espero que ele não se deslumbre muito na carreira futebolística, porque qualquer deslize, pode acarretar no fim da carreira. BOA SORTE DIEGO!!!


    Abraços, saudações vascaínas e sucesso para o seu site, para calar a boca de alguns por aí que eu estava com inveja do seu trabalho.

    Visite- http://www.torcidacrvg.com

    ResponderExcluir