quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Muito obrigado! #diadoreporter

No 16 de fevereiro é comemorado o dia do repórter, profissional caçador de notícias, que nos informa a cada dia todos os fatos ocorridos no mundo.

Ser repórter é colher informações verdadeiras e prepará-las para a divulgação, que pode ser feita através da televisão, dos jornais impressos ou de revistas, pelo rádio e pela internet.

Mas preparar uma notícia não é coisa fácil. Exige conhecimentos e técnicas específicas da área jornalística, além de envolver a pesquisa e a confecção da notícia.

O primeiro modelo de reportagem surgiu com a invenção da tipografia, em meados de 1440, criada por Johan Gutemberg, onde o sistema de impressão era feito com tipos de metal e com as letras em alto relevo.

Após o período da revolução industrial, as técnicas de impressão ganharam mais rapidez e qualidade, aumentando as publicações.

Os noticiários em rádio chegaram ao Brasil através de Edgard Roquete Pinto, considerado “o pai do rádio”, onde o mesmo previu que o objeto se tornaria um transmissor da cultura popular. Em 1922 foi realizada a primeira transmissão, expondo o discurso do presidente Epitácio Pessoa sobre os cem anos da Independência.

A primeira rádio emissora foi fundada por Oscar Moreira Pinto, em 1919, a Rádio Clube de Pernambuco, sendo seguida pela Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, em 1923.

Em abril de 1950, tivemos o primeiro canal televisivo do país, mas as transmissões com maior qualidade só foram possíveis com a inauguração da TV Tupi.

O primeiro telejornal foi apresentado em 19 de setembro, com o nome de “Imagens do Dia”, apresentado por Ribeiro Filho.

Com a evolução dos meios de comunicação, chegamos à era da informatização, onde as notícias correm de forma bem mais rápida. A globalização e o acesso à internet possibilitam que, em tempo real, acompanhemos um fato acontecido do outro lado do mundo.

Um repórter deve trabalhar com ética, buscando sempre a verdade sobre a notícia, sem fazer alarde ou sensacionalismo com a mesma. É ético também apresentar uma linguagem objetiva e clara, desvinculando o jornalismo da literatura.

Com isso, consegue atingir todas as classes de leitores e ouvintes, levando para os mesmos os fatos ocorridos, as notícias, que são consideradas direitos de todos e, portanto, vistas como bens públicos.

Texto: Jussara de Barros - Equipe Brasil Escola

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Aproveitando a data festiva dos profissionais da informação ...

Venho prestar minha homenagem a todos os repórteres que cobrem diariamente, ou casualmente, o Club de Regatas Vasco da Gama.

(Time que dá show de informações em São Januário / Crédito: Blog Repórter da Colina)

Nome - Veículo - Twitter (não está na ordem das fotos).

Edson Viana (TV Globo): @Edson_Viana
Jorge Eduardo (Rádio Globo): @JorgeEduardoSGR
Rafael Araújo (Rádio Globo): @rafaelffaraujo
Marco Vasconcelos (Rádio Tupi): @MarcoTupi
Gustavo Penna (Rádio Brasil): Sem Twitter
Thiago Veras (Rádio Manchete): @VerasThiago
Amanda Vianna (Rádio Nacional): @AmanditaVianna
Bryan Clem (Vasco.com.br): @bryanclemrj
Raquel Vieira (Vasco.com.br): @rakeldorio
Pedro Ivo Almeida (Uol Esporte): @pedroivoalmeida
Fred Huber (GloboEsporte.com): @FredHuber
Thiago Fernandes (GloboEsporte.com): @ThiagoFernande_
Hilton Mattos (Portal IG): @HiltonMattos
Tatiana Furtado (O Globo): @tatianafurtado
Caio Barbosa (Jornal Extra): @CaioBarbosa
Rafael Cavalieri (O Dia & Marca Brasil): @rafaelcavalieri
Rodrigo Ciantar (Lance!): @rodrigociantar
Dennis Nery (Lance!): @dennisnery
Alexandre Araújo (Lance!): @Ale_M_Araujo
Luis Guilherme (Lance!): @luizgfreitas

A todos vocês, que fazem excelente trabalho levando as tão aguardadas notícias à imensa torcida do Gigante da Colina, fica aqui o meu 'MUITO OBRIGADO'.

Parabéns a todos os repórteres por esta data! #diadoreporter

Por Pedro Maranhão - O Repórter da Colina (twitter: @reportercolina).

6 comentários:

  1. Só tem fera aí, ein...rsss

    abraço mlk

    Rodrigo Ciantar

    ResponderExcluir
  2. Agradeço a todos por levar todos os dias as noticias do gigante da colina!! parabéns pelo dia de vcs!! ai só tem cracaço mesmo!!
    #diadoreporter
    @JVCRVG

    ResponderExcluir
  3. Um dia especial. Desejo toda sorte do mundo para voce, que esta iniciando nesta vida também. tamojunto mesa caminhada.. Abraçao! Bryan Clem

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pela homenagem. Um dia vc tb estará nessa batalha.hahahha. Abraços e parabéns pela matéria e respeito.

    ResponderExcluir
  5. É isso aí, meu camarada... A batalha é árdua e o dia a dia nem sempre é feito de flores... Mas mesmo com tantos percalços fazer jornalismo é algo que dá muito prazer... Espero te ver um dia por lá já com o seu crachá e o bloco na mão!
    Abraços!
    Rafael Cavalieri

    ResponderExcluir
  6. Valeu, Pedro! Só faltou a sua foto... Vc tb tem feito belo trabalho! Boa sorte e continue fazendo da forma como faz, com ética e sabendo ouvir. Grande abraço e espero ter vc como colega em breve no front.

    ResponderExcluir