domingo, 27 de fevereiro de 2011

''Pretendo ser ídolo no Vasco'' - Yago / Entrevista.

(Yago Andrade, LD, 1992, Vasco da Gama / Crédito: Arquivo pessoal)

Por Pedro Maranhão - O Repórter da Colina (twitter: @reprotercolina).

Com dois gols e várias assistências, o entrevistado de hoje no Blog do Repórter da Colina (www.reportercolina.com) é um dos grandes destaques no Estadual de Juniores 2011. 

Lateral-direito, vestindo a camisa 2 do Vasco, Yago Andrade (ou apenas Yago) vem mostrando seu talento nos gramados do Rio de Janeiro e planeja ser um futuro ídolo cruzmaltino.

Na conversa abaixo, o jovem jogador comenta sobre diversos assuntos: vida pessoal, início de carreira, estadia no Vasco, sonhos para o futuro, entre outras coisas.

Confira a seguir o bate-papo completo: 

Primeiro, apresente-se aos leitores. Fale um pouco sobre a pessoa Yago. 

Sou Yago Andrade, lateral-direito dos juniores do Vasco. Deus sempre foi muito importante na minha vida, depois a minha família. Moro com meus pais e meu irmão de 22 anos, os três são advogados e me apoiaram muito para seguir meus sonhos. Sempre deixaram claro que eu deveria superar barreiras para alcançar vitórias.

Quem assistia à vitória do Vasco no Estadual de Juniores sobre o Volta Redonda, em São Januário, escutava seu amigo Leandro Motta (também jogador do clube) nas sociais gritando empolgado com sua atuação ''Carrapatinho!''. Como surgiu esse apelido? 

Brincadeira do Leandro. Meu pai também jogou futebol e tinha o apelido de ''Carrapato'' (sempre me dizia que "grudava" nos adversários). Meus amigos sabem dessa história, e o Leandro implica com isso, mas não tenho apelido (risos). 

Quantas tatuagens você tem? (Foto: AP).                                                                                                    Tenho cinco no total. As iniciais da minha família nas costas, o nome do meu irmão Pablo na cintura, uma escrita em arábe que diz "Meus avós, amor eterno" no peito, uma cruz com o meu ano de nascimento na panturrilha e um provérbio da bíblia no braço direito.
Sempre quis ser jogador de futebol? Enfrentou obstáculos no início de sua carreira?

Sempre. Minha vida é meio diferente. Os obstáculos que enfrentei foram sempre relacionados à minha condição um pouco mais privilegiada, por conta da carreira dos meus pais no Direito. Sempre ouvi que era "playboyzinho" e "filhinho de  papai" ... Sentia bastante discriminação, mas não posso chamar isso de obstáculo, pelo contrário, foi mais um motivo para o meu crescimento como jogador. 

O que representa para você vestir a camisa do Vasco?

É um orgulho vestir a camisa de um time gigante como o Vasco da Gama.

Como você veio para o Vasco? Há quanto tempo está na Colina?

Aos oito anos de idade, comecei na escolinha de futebol do Vasco no clube 'Caça e Pesca' na Barra da Tijuca. Aos nove, durante um jogo contra os federados do Vasco, fiz três gols, sendo dois de falta. Na época, o treinador Rodney Gonçalves gostou e entrou em contato com os meus pais. Estou no clube desde 2001.

Como você avalia esse período até agora? Ganhou experiência?

Desde que comecei a defender o Vasco da Gama, no pré-mirim, sempre tentei dar o meu melhor. Ate com febre eu treinava. A cada dia me superava e continuo lutando. Esse período foi valioso porque amadureci, compreendi que na vida se ganha e se perde, entendi o que seria dificuldade, ao ver meus amigos passarem situações que jamais vivenciei. Criei laços, vi grandes companheiros indo embora, brinquei bastante também. Foi e é um aprendizado para o resto da vida. O time, os professores, os amigos, os funcionários, a torcida, as lesões sofridas: tudo isso marcou muito.

Quais os momentos mais marcantes até agora em São Januário? E as melhores amizades?

Tive muitos. Acho que o mais marcante foi quando descemos pra Série B em 2008, ouvia muito das pessoas que sabiam que eu jogava no Vasco. Por mais que eu não fosse dos profissionais, sofri como se estivesse em campo, poucas pessoas conhecem o peso dessa camisa. Tive muitos amigos de profissão, não tenho como falar um ou dois nomes.

(Momentos de Yago pelo Vasco / Crédito: Blog Repórter da Colina)

Em relação à comissão técnica (Galdino, Newton, Márcio ...). O que pode nos falar?

Bons profissionais. A cobrança da parte deles tem que existir. Galdino cobra muito nos treinamentos, Newton está sempre no ''nosso pé'' para não perdermos o foco, e o Márcio faz um excelente trabalho com os goleiros. Só que não podemos nos esquecer dos outros membros da comissão, que também são muito importantes. Jair Bragança (coordenador), Valdir (roupeiro), os massagistas ... Todos excelentes profissionais.

Sobre o Yago em campo. Sempre jogou como LD? Quais são suas características?

Sou um jogador bastante disciplinado taticamente, tento ouvir os conselhos daqueles que querem me ajudar. No início, eu jogava no meio-campo, mas pelas minhas características, o treinador Marcos Alexandre resolveu me testar na lateral. Me adaptei bem e desde o segundo ano no infantil venho jogando nessa posição. Acho que minhas características principais são: determinação, disciplina tática e a facilidade nas bolas paradas.

Entre gols, assistências e boas jogadas, você está sendo um dos destaques do Vasco no Campeonato Carioca de Juniores 2011. Como analisa seu atual momento?

Estou numa fase maravilhosa. Graças a Deus, as coisas que eu sempre desejei estão acontecendo. Pretendo continuar trabalhando forte e espero a oportunidade no time principal.

Já aconteceu alguma sondagem / proposta de outro clube para contar com o seu futebol?

Tive algumas propostas, sim, mas sempre deixei a parte extra-campo para os meus pais resolverem junto ao meu empresário. Hoje penso só em cumprir o meu contrato com o Vasco.

Até quando tem contrato com o Vasco? Pretende permanecer na Colina por muito tempo? 

Março de 2012. Pretendo ir até o fim e, se for da vontade do Vasco, renovar e ser ídolo aqui.

(Yago com o grupo cruzmaltino / Crédito: Blog Repórter da Colina) 

Há algum jogador no elenco profissional que voce se admire?

Admiro o jeito do Fágner em campo. Além de atuar na mesma posição, vejo meu futebol parecido com o estilo dele jogar.

Quem é o seu maior ídolo no futebol?

Mesmo sendo brasileiro e tendo chorado pelo que ele fez com a nossa Seleção (risos), meu ídolo é o Zidane, ex-jogador da França. Era um jogador extraordinário. Eu sempre parava o que estava fazendo pra vê-lo jogar.

Qual é o seu maior sonho profissional? 

Chegar à Seleção Brasileira e conquistar uma Copa do Mundo.

Para finalizar, um recado para todos que te apoiaram e outro para a torcida do Vasco.

Agradeço àqueles que me apoiaram e sempre acreditaram no meu sucesso. 

Para a torcida, digo que sempre vou lutar e dar o meu melhor pra ver o Vasco no seu devido lugar: o cenário internacional, como um time de tradição.

Siga o perfil de Yago no Twitter: @AndradeYago.

(Ficha completa de Yago - Clique na imagem para ampliá-la / Crédito: Blog Repórter da Colina)

Lances da boa atuação de Yago contra o Flamengo: (via Youtube Repórter da Colina).


O que achou da entrevista? Deixe sua opinião nos comentários!
_____________________________________________________________________

Entrevista publicada nos sites SuperVasco e NetVasco.

6 comentários:

  1. Joga muito!!! ja ta na hora de subir pros profissionais!! bate falta como poucos!! parabens yago tenho certeza q tu vai ser um grande jogador!!

    @JVCRVG

    ResponderExcluir
  2. Futuro do Vasco esse mlk .. JOGA MUITO !!! É saber lapidar q vai dar frutos la na frente..
    Yago >>> ABISMO >>> Irrazabal.

    ResponderExcluir
  3. Que ele consiga obter sucesso com a camisa vascaína. É um bom jogador e poderia já está treinando com os profissa. Vamos aguardar e torcer que ele possa ter uma chance

    ResponderExcluir
  4. Adorei a entrevista...além de bom jogador, é determinado...continue assim..vai longe...

    ResponderExcluir
  5. Boa entrevista! Gostei do blog e ja estou seguindo. Aproveito e convido a seguir tb o FuteB.R.O.N.C.A.!

    Saudações!!!

    ResponderExcluir
  6. Esse lateral direito tem que subir logo para o profissional...ta jogando mto...ele faz a diferença no time de juniores....

    ResponderExcluir